A Physiocare utiliza cookies para melhorar a sua experiência no website. Saiba mais.

Medicina Dentária

Medicina Dentária

Dr. Carlos Eduardo Sá
Dr.ª Patrícia Pereira


Ortodontia: dedica-se à prevenção e correção das más posições dos dentes e dos maxilares. Na nossa clínica dispomos de aparelhos convencionais, auto-ligáveis e os alinhadores estéticos.

Dentisteria: é a área da medicina dentaria que trata as lesões dos dentes, sejam elas causadas por cárie dentária, traumatismo ou outra razão. O tratamento destas lesões é realizado com materiais que substituem a estrutura do dente perdido.

Prostodontia: é a área da medicina dentária que permite através de dispositivos (próteses) permitem substituir dentes e outra estruturas orais (gengiva e osso) com o restabelecimento da função estética, fonética e mastigatória. Estas dividem-se em próteses removíveis e fixas.

Implantologia: os implantes dentários são “raízes artificiais” utilizadas para substituir os dentes ausentes ou perdidos com o objetivo de suportar uma coroa e /ou prótese.

Hoje em dia, os implantes são uma opção terapêutica que permite uma reabilitação oral que mais se aproxima da dentição natural em termos fisiológicos e de conforto.

Endodontia: é o ramo da medicina dentária dedicado á patologia da polpa dentária e tecidos que rodeiam as raízes e o seu tratamento. A polpa dentária é composta por (nervos, vasos sanguíneos) que se encontra no interior do dente (canal radicular) é vulgarmente conhecido por “nervo”.

Odontopediatria: é a área de medicina dentária que se dedica à higiene oral infantil, das grávidas e de pacientes com necessidades especiais. A primeira consulta no dentista, ainda durante a infância, permite prevenir ou impedir o desenvolvimento de problemas na saúde oral, mesmo antes dos primeiros dentes de leite nos bebés.

Importante saber que a frequência das consultas varia de criança para criança, sendo que o recomendado será de 6 em 6 meses ou 1 vez por ano.

Cirurgia Oral: área da medicina dentária que se dedica ao diagnóstico e tratamento cirúrgico de doenças, lesões e anomalias dos dentes, boca, maxilares e estruturas anexas. Mais conhecidas pelas exodontias (extracção de dentes)

Periodontologia: esta área trata das doenças que afetam os tecidos que envolvem e suportam os dentes, chamado periodonto que inclui a gengiva, o osso e outras estruturas responsáveis por manter os dentes firmes e implantados nos maxilares.

As doenças periodontais dividem-se em dois grupos: as gengivites e periodontites.

A gengivite é uma inflamação superficial das gengivas, sendo facilmente tratada através de uma destartarização, após isto temos a recuperação dos tecidos. Quando temos periodontite há uma destruição das estruturas mais profundas, com reabsorção do osso, e se não tratadas, podem levar a perda de dentes.

Branqueamento Dentário: Em princípio qualquer pessoa com um bom estado de saúde oral pode realizar um branqueamento dentário. Pacientes com problemas dentários (lesões cárie, desgastes, sensibilidade dentária, gengivite, entre outros, podem necessitar de tratamentos prévios, daí a importância do branqueamento dentário ser sempre realizado consoante a avaliação do seu médico dentista. Existe depois duas formas de o fazer ou em consultório ou em ambulatório, o seu médico irá aconselha-lo quanto a técnica mais adequada a cada caso.

Agendar Consulta

Não se esqueça de trazer para a consulta os exames da especialidade realizados anteriormente.