Dr.ª Catarina Parente
Desde o nascimento, o Terapeuta da Fala tem um papel fundamental para o desenvolvimento harmonioso do bebé. Em crianças em idade pré-escolar, a sua intervenção centra-se na promoção das competências linguísticas, vocais e de comunicação, bem como na intervenção das suas perturbações.
Tem um papel fundamental em crianças e jovens em idade escolar, na intervenção das perturbações da leitura e da escrita, na potencialização da comunicação e na gaguez.
Na idade adulta, o seu foco de intervenção é, maioritariamente, em perturbações da linguagem adquiridas, patologias vocais e deglutição.
Tem também um papel preponderante na promoção das competências da comunicação e da voz, nos mais diversos profissionais.
ÁREAS DE INTERVENÇÃO
INTERAÇÃO/COMUNICAÇÃO
Doenças degenerativas do SNC (Sistema Nervoso Central), autismo e algumas síndromes que podem condicionar a comunicação da criança/adulto, impossibilitando o uso da fala e/ou linguagem escrita para comunicar.
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
Reabilitação das áreas linguísticas comprometidas e nas dificuldades de leitura e escrita.
ARTICULAÇÃO VERBAL
Dificuldade na produção oral dos fonemas/sons.
DISFLUÊNCIA
Alterações da fluência do discurso (gaguez).
VOZ
Nódulos vocais, parésia da prega vocal, maus usos e abusos vocais.
MOTRICIDADE OROFACIAL
Desenvolvimento, aperfeiçoamento e reabilitação dos órgãos fonoarticulatórios e região cervical, bem como das respetivas funções estomatognáticas (sucção, mastigação, respiração, deglutição e fala).
PREPARAÇÃO PARA APRESENTAÇÕES PÚBLICAS ORAIS
Dirigido a profissionais da voz (políticos, locutores, professores, entre outros).
Agendar Consulta
Não se esqueça de trazer para a consulta os exames da especialidade realizados anteriormente.